top of page

Mostra Especial abre programação do 45º Fenata, na segunda

O 45º Festival Nacional de Teatro (Fenata), promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), começa nesta segunda-feira (6), com a apresentação da Mostra Especial, em espaços alternativos de Ponta Grossa e região. A abertura oficial do festival ocorre na quarta-feira (8), às 20 horas, no Cine Teatro Pax, com o espetáculo ‘A Moratória’, do grupo CECI, de Ponta Grossa. O festival se estende até 16 de novembro, com a apresentação de 36 grupos teatrais de diferentes pontos do país, divididos nas categorias adulto, infantil/bonecos animação (mostra competitiva); e sessão Telmo Faria, tetro de rua e Teatro dos Campos Gerais.

A abertura da mostra competitiva, categoria adulto, traz a apresentação da peça ‘A Moratória’, texto clássico da dramaturgia brasileira, escrito por Jorge Andrade, espetáculo que deu origem ao Fenata em 1973, então dirigido pelo teatrólogo e ator Telmo Faria, coordenador GTU - Grupo de Teatro Universitário da UEPG. “A Moratória” apresenta as fatalidades da família de Joaquim, que devido à crise do café em 1929, contraiu dividas e sua fazenda foi a leilão, tendo uma moratória concedida pelo governo como a esperança de recuperá-la.

fm1.jpg

A remontagem e adaptação criada especialmente para a abertura da 45ª edição do Fenata tem sua trajetória no CEPCI (Centro de Estudos e Pesquisa Cênica Integrada) da escola de teatro CECI. A realização, em parceria com a organização do Fenata, iniciou em abril de 2017, focado no trabalho do ator, imagens poéticas e teatralidade contemporânea. O espetáculo tem a classificação etária de 16 anos.

A peça de encerramento do festival, também da categoria adulto, será encenada no Cine Teatro Ópera, em 16 de novembro, às 20h, com classificação etária de 18 anos. O espetáculo ‘Buraco da Lacraia Opera House’ é inspirado nas grandes casas de ópera, nos templos de expressão artística do mais alto padrão de requinte e estética. Com humor e deboche, faz críticas à temas da atualidade. O repertório é baseado nas músicas de videokê. Os clássicos da música brasileira e internacionais servem de impulso para cenas curtas e satíricas que variam seu tom de acordo com o tema da canção.

 TEATRO INFANTIL

fm2.jpg

A abertura de espetáculos da categoria infantil, no dia 9 de novembro (quinta-feira) é marcado pela apresentação do grupo Téspis Cia. de Teatro, com o espetáculo ‘O patinho feio, o gato desgrenhado e as galinhas vesgas do mundo’, ás 14h, no Pax. A história mostra a trajetória de um pato, um gato e uma galinha bastante peculiares e tão diferentes entre si, mas que nos convidam a pensar sobre respeito, afeto e aceitação.

TEATRO TELMO FARIA

fm3.jpg

Na categoria Telmo Faria, a abertura acontece no dia 8 (quarta-feira), no auditório do Campus Central da UEPG, com a peça ‘A Comédia da Panela’, do grupo curitibano Arte da Comédia. O espetáculo começa ás 22h30 e conta a história de Euclião que encontra seu prazer em possuir uma panela de ouro, mas o prazer de possuí-la é tão grande que vive como um pobre com o constante medo que alguém possa roubá-la. Lico e Fedra encontram seu prazer no jogo do amor, no desejo um do outro. Megadoro, o rico vizinho, encontra seu prazer na novidade do casamento enquanto a irmã dele Eunômia encontra o seu prazer na vida livre e libertina. Stáfila, criada de Euclião e Pita e Stróbilo, criados de Megadoro, encontram seu prazer simplesmente em viver.

TEATRO DE RUA

fm4.jpg

O Teatro de Rua começa com a apresentação de ‘A Loucura da Isabella’, do grupo Arte da Comédia, na Praça dos Bichos (Nova Rússia), no dia 9 de novembro, ás 10h. O espetáculo conta as aventuras de Isabella quando ela foge do cruel Coronel da Cara Preta, seu marido. Iludida pelo jovem Horácio que lhe promete casamento, vai para a cidade natal do rapaz, conhecendo assim, sua rival Flamínia. Ao descobrir que Horácio ainda tem sentimentos pela antiga prometida e lhe faz a corte, entra num profundo conflito emocional chegando à loucura. O que rende inúmeras confusões até chegar ao grande desfecho. No espetáculo estão os personagens/tipos da clássica Commedia Dell’Arte: o Doutor, o Capitão, o Pantaleão, os criados e os enamorados, transferidos para uma realidade brasileira.

MOSTRA ESPECIAL

Os espetáculos desta categoria acontecem em espaços alternativos (escolas da rede pública de ensino, entidades assistenciais, presídios, asilos e creches, entre outros interessados). Escolas podem reservar espaço para que seus alunos prestigiem o Teatro Infantil / Bonecos/Animação no Cine-Teatro PAX, e também para que um grupo de teatro vá a sua escola/entidade se apresentar. Para tanto, basta preencher um dos formulários dispostos em www.uepg.br/fenata na aba “Agende sua Escola”, e entregar na PROEX (Praça Marechal Floriano Peixoto, 129), ou enviar para o e-mail do responsável pela mostra.

Os ingressos já podem ser adquiridos online pelo https://www.eventbrite.com.br/d/brazil--ponta-grossa/fenata/?mode=search e a programação completa do Festival você pode encontrar no site  http://www.uepg.br/fenata.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLERA DO FESTIVAL AQUI

 CAPTAÇÃO DE RECURSOS

O projeto do 45º Fenata conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo ao Turismo (n° 12.066 - Decreto n° 10.670/2015), que dispõe sobre benefício fiscal e municipal (ISS e IPTU) para incentivadores de eventos geradores de fluxos turísticos para o município de Ponta Grossa. É também aprovado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ponta Grossa oferecendo aos patrocinadores os benefícios da Lei Municipal de Incentivo a Cultura - Lei Bepe; além da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. 

São parceiros do festival a Fundação Municipal de Cultura, o CECI - Centro de Estudos Cênicos Integrados e o Grupo Porto Brasil. Apoiam o evento a Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, TV Educativa, TVM e os cursos de Turismo, Artes Visuais, Jornalismo e Turismo da UEPG, Acadêmicos Voluntários de diversos outros Cursos Superiores, os Projetos FocaFoto e o Projeto Cultura Plural. 

O processo de captação de recursos/patrocínios e parcerias se estende até 31 de dezembro de 2017, ficando as marcas não veiculadas no material desse ano, divulgadas na próxima edição do FENATA. Veja como doar no AQUI.

Mais informações entrar em contato com a Coordenação no evento através dos e-mails 45fenata.uepg@gmail.com ou fenata@uepg.br, ou ainda através dos telefones (42)3220-3495 e 3220-3273.

bottom of page