top of page

Inauguração de mural marca lançamento do 45º Fenata

in1.jpg
in2.jpg

O Festival Nacional de Teatro - Fenata vai acontece de 6 a 16 de novembro, mas o público já teve uma amostra do evento, nesta quarta e quinta-feira (27 e 28), no Cine Teatro Pax, com a peça de lançamento, ‘Mazzaropi, um certo sonhador’, vencedora do festival em 2016. A primeira noite de espetáculo foi marcada ainda pela inauguração do mural “Inebriante da Teatralidade”, obra colaborativa concebida pelo professor e muralista Marcos Andruchak e finalizada por alunos, artistas e servidores da UEPG.

A 45ª edição do festival começou de um jeito inovador para mostrar que o evento está cheio de surpresas para este ano. “Essa edição trata muito da diversidade e vai levar espetáculos à centro de educação infantil, presídios, asilos e escolas, portanto o festival não acontecerá apenas dentro do teatro” comenta o organizador do evento, diretor de Wilton Paz, diretor de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensao (Proex).

in3.jpg
in4.jpg

Uma das atrações do lançamento foi o espetáculo "Mazzaropi, Um Certo Sonhador", da Companhia Arte das Águas, de Ibirá (SP). A peça que arrancou gargalhadas do público nas duas noites, fez sucesso na edição passada do festival levando cinco troféus. Além de melhor espetáculo, conquistou os prêmios de melhor iluminação, ator coadjuvante (Victor Hugo Castioni), ator (Antônio Bucca) e prêmio especial ao músico/cantor Ricardo Moisés.

A ideia para o espetáculo nasceu em 2013, quando o dramaturgo e ator Antonio Bucca se apresentava com o espetáculo musical Auto na Anunciação, em que ele interpretava um típico caipira do imaginário brasileiro, levou a idéia sobre o espetáculo para a sua companhia de teatro Arte das Águas e o trabalho começou com muita pesquisa.

Para se aprofundarem na vida do artista, eles visitaram sua cidade natal, Taubaté, onde fica o museu Amacio Mazzaropi, os estúdios de gravação, a fazenda onde ele rodou vários de seus filmes. “Fomos a campo para respirar o mesmo ar, sentir a energia do local onde o monstro do humorismo criava, queríamos saber um pouco mais sobre esse eterno jeca brasileiro”, recorda Bucca.

E o espetáculo usa e abusa da música para contar essa história, com canções escritas pela própria companhia, o que ajudou a tecer a dramaturgia, afirma Bucca. “Acabei por criar as letras dentro do processo dramatúrgico quando víamos a necessidade de transformar cenas em música e, junto com o grupo e o nosso diretor musical José Maria Guirado, fizemos as composições das melodias”. Além de Bucca, completam o elenco da peça Laisa Anselmi, Victor Castioni, Rian Gimenes e Diego Guirado, Fabiano Amigucci é o diretor.

MURAL

in5.jpg
in6.jpg
in7.jpg

O mural “Inebriante da Teatralidade” é parte da celebração da 45ª edição do Fenata e foi realizada com a colaboração de acadêmicos e professores da universidade, que contribuíram com a pintura da arte que é colaborativa. “Achei fantástico o fato do artista deixar que os alunos trabalhassem na obra, então para a formação destes acadêmicos é mais proveitoso ainda. Eles sentiram que um pedaço da obra é deles também” comenta a vice-reitora, Gisele Alves de Sá Quimelli.

Segundo o autor do projeto, a obra enaltece os elementos teatrais ao mesmo tempo em que trás várias dicotomias representa as diferenças como o perto e o longe, homem e a mulher, preto e o branco, a diversidade sexual, entre outros aspectos que proporciona aos visitantes uma leitura ampla. “Quem observar vai levar um tempo para captar todos os elementos e interpretar a arte e ainda a questão do relevo remete à inclusão. Pessoas com deficiência visual poderão sentir a obra”, diz Andruchak.

O projeto já percorreu diversos estados brasileiros e atravessou as fronteiras, levando a arte brasileira para outros países. A obra impressionou a todos que estiveram na inauguração. “Vai ficar para a posterioridade; uma marca

in8.jpg

da cultura, que agora fica eternizada aqui”, comenta a pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Marilisa do Rocio Oliveira.

O 45º Fenata - Pronac 171392 - é uma e realização do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e iniciativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), executado através da Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG). O festival conta como patrocinadora oficial a Empresa CCR RodoNorte, e como patrocinadores a Caixa Econômica Federal, o Colégio Sepam, o Moinho Cidade Bella, VCG além das empresas Tratornew, Tratorcase e MagParaná, Beaulieu do Brasil e está aberto a novos patrocinadores.

bottom of page